Apresentação

Bem-Vindo à Memorabilia do Ciclismo Português! Toda a história velocipédica lusa de antanho passa por aqui...

O presente blogue, pretende trazer ao conhecimento dos leitores, a epopeia do ciclismo lusitano desde os primórdios da competição velocipédica.
A colocação dos artigos, não segue uma ordem cronológica ou temática.
Não será publicado mais do que um artigo por dia.
A Redacção
NOTA: O blogue não adopta as normas do designado Acordo Ortográfico.

sábado, 15 de novembro de 2014

A Primeira Volta a Portugal


A primeira Volta a Portugal em bicicleta, surgiu na sequência da realização da primeira Volta a Portugal a Cavalo, levada a efeito em 1925, da qual saiu vencedor José Tanganho. Raúl de Oliveira, já inspirado no «Tour» de França desde 1917, era da ideia da realização de uma Volta a Portugal em Bicicleta, embora alguns autores se refiram a Cândido de Oliveira como o idealista da Volta. E assim, ela realiza-se a 26 de Abril de 1927, sob a Presidência do Dr. Beirão da Veiga na sua Comissão de Honra, secretariado por Mário de Oliveira, com a participação de 42 corredores, das categorias fortes, fracos e militares. Chegaram 27 ao fim a Lisboa, tendo assim desistido 15 ciclistas. 18 etapas, num total de 1958 Km. As localidades por onde passou, foram; Setúbal, Sines, Odemira, Portimão, Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Torre de Moncorvo, Bragança, Vidago, Braga, Porto, Coimbra, Caldas da Rainha e Lisboa. Clubes participantes; Benfica, Belenenses, Sporting, Carcavelos, Grémio do Bairro de Inglaterra, Império, Alto do Pina, Campo de Ourique, Grupo Desportivo da Carris, Os Águias, Lusitano de Évora, Portimonense, Leixões Sport Club e Grupo Desportivo da Cruz Quebrada. Sagrou-se vencedor António Augusto de Carvalho, do Carcavelos, seguido de Manuel Nunes Abreu do Leixões e Quirino de Oliveira, do Campo de Ourique. Na categoria de fracos, venceu António Marques do Carcavelos e nos militares, João Francisco, da Companhia de Telegrafistas. Joaquim Raposo, do Cruz Quebrada,  foi 6º, Artur Dias Maia, do Bairro de Inglaterra, foi 7º e João de Sousa, do Sporting, foi 10º classificado. Alfredo Luis da Piedade, do Benfica, desistiu na etapa Évora-Portalegre, com fortes dores nos rins.

Fontes: "A História do Ciclismo Português" de Gil Moreira e "As Origens da Volta e os «duelos» Nicolau e Trindade", de Mário Lino
Foto: Diário de Notícias, edição de 26 de Abril de 1927

Sem comentários:

Enviar um comentário

Álbum de fotos a cores do ciclismo de antanho publicadas no grupo do Facebook do mesmo nome

Álbum de fotos a cores do ciclismo de antanho publicadas no grupo do Facebook do mesmo nome
Edições Bubok (2020)